segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

9, 10 e 11 meses.

Rafael com 9 meses fazendo careta.

Sim, atrasei dois posts. A partir dos 9 meses, um turbilhão de coisas aconteceram. Rafael ficou doentinho pela primeira vez e eu quase surtei, foi horrível! Foi só um congestionamento nasal torturante e dores de cabeça e no corpinho, além de não querer comer absolutamente NADA. Não teve febre, graças a Deus. Levei no pronto socorro e lá passaram nebulização. Então, nebulização de 6 em 6 horas, sorinho no nariz e muito mamá deram conta de fazer meu Chicuricu melhorar. Também fiquei doente, tive uma sinusite que demorou 2 semanas para curar porque me recusei a tomar antibióticos para não afetar o leite. Mas isso já faz tempo, passou! Além disso, as correrias de fim de ano e os preparativos para a festinha de 1 ano me fizeram deixar o blog de lado. Coincidência ou não, uma amiga minha também parou de postar quando o filho completou 9 meses. Gente, é muita energia para um bebê só! Cansativo sim, mas não poderia ser mais compensador!

Nesse momento estou olhando ele dormir... Como cresceu! Acabou de fazer 11 meses, falta menos de um mês para fazer 1 aninho... Bate o desespero, sabe? Porque parece que não vi o tempo passar, que não aproveitei o suficiente, que não me dediquei... E sei que sim, fiz tudo o que podia, abri mão de tudo para ser mãe em tempo integral e me entreguei completamente a ele. E eu não só cuido, brinco muito também. Faço muitas atividades montessorianas durante o dia para auxiliar em seu desenvolvimento motor e cognitivo, estimular a independência, e tudo com muito afeto! Sei que valeu a pena, ver meu filho feliz, saudável e inteligente não tem preço!

Rafael com 10 meses

É bem difícil lembrar e resumir TUDO o que ele aprendeu nesses últimos meses, mas vou tentar:
  • Está quase andando! Dá passinhos com mais firmeza se apoiando, fica em pé sem segurar e já deu alguns passinhos sozinho, mas sempre se empolga, quer correr e acaba caindo.
  • Já fala muitas palavrinhas: papai, mamamã, bobó, bobô, tata (tia Catarina), tadin (tadinho), cabô, bágu (Bagulin, o gato), pato, bão (balão) e a mais recente, GATO! <3
  • Está aprendendo tudo numa velocidade incrível. Ele tem um telefone de brinquedo e quando falamos "alô" ele automaticamente coloca no ouvido. Quando cantamos parabéns, bate palminha.
  • Achamos que não iria engatinhar porque não tinha interesse (só queria andar), mas por esses dias desenvolveu um jeito maluco de se locomover, com uma perna fica de joelhos e com a outra empurra com o pé. Também aprender rápido a dar "tchau" com a mãozinha.
  • Adora aviões! Às vezes passamos a tarde no quintal só para ver os aviões passando, ele ri e dá tchau para eles.
  • Conversa muito! Às vezes dá para identificar que ele está tentando contar algo que acabou de acontecer, é muito engraçadinho. Gesticula, balança a cabeça e forma frases complexas (na língua dele, é claro).
  • Continua com a alimentação saudável e natural, com predominância de frutinhas e legumes. Essa semana introduzimos a primeira proteína dele: peixinho! Ainda mama muito e vai continuar mamando por muito tempo.
  • Começou a fase abrutalhada, às vezes nos machuca e quebra as coisas. Não é por maldade. Ele está com muita força e a coordenação motora ainda não é completa, rs. Pelo menos ele entende a palavra "não", que é usada com cautela e apenas em momentos extremamente necessários.
  • Corre a casa toda segurando em nossas mãos.
  • Dança muito! E no ritmo certinho!
  • É feliz! Ri o tempo todo e raramente chora.
Pensar que o próximo post será de 1 aninho me dá um pouco de aflição, mas é a vida! Está passando raaaapido demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário