segunda-feira, 19 de março de 2012

1 mês



Meu garotão já tem mais de um mês (fez no dia 10) e quase não estou tendo tempo para aparecer por aqui. A verdade é que só fico no computador quando estou amamentando e escrever um post com uma mão só é meio complicado. Nos raros momentos em que o Rafael está dormindo sempre aproveito para comer, tomar banho e dormir, coisas que é impossível de se fazer quando ele está acordado. Hoje abri uma exceção e estou postando durante o sono dele (e me privando do meu).
Pois bem, hoje vou falar um pouco da rotina dele e do que estamos aprendendo juntos. No primeiro mês de nascido era algo mais ou menos assim: quando não estava dormindo (pouco), estava mamando e quando não estava mamando, estava dormindo (pouco). Essa rotina acarretou em olheiras de panda na mamãe (pois ele dormia no máximo 2 horas direto umas 3 vezes por dia) e aparência de zumbi. Recém-nascidos mamam muito mesmo e ele ainda tinha o agravante da hipoglicemia e da prematuridade, que o fazia mamar acima da média para ganhar peso e ficar mais fortinho. A pediatra, sabendo disso, havia me receitado o NAN 1, mas disse que se eu aguentasse sustentar ele só no peito não precisava dar. Eu achava que se desse o NAN seria incompetente com meu filho e tinha na cabeça a ideia de dar somente leite materno em livre demanda até os seis meses, mas, depois de quase um mês, estava vendo que isso estava comprometendo os cuidados com meu filho. Houve um dia em que eu não consegui trocar uma fralda (papai ajudou) e logo após tive uma crise de choro de tanto cansaço. Me rendi ao NAN, dou no máximo duas mamadeiras por dia e isso melhorou demais a minha vida. Dizem que dar mamadeira prejudica o aleitamento materno, que depois o bebê fica com preguiça de sugar, mas essa regra não se aplica ao Rafael; o menino é tão esfomeado que bebe a mamadeira e ainda passa a maior parte do dia mamando no peito.

Em um mês ocorreram algumas mudanças:
  • Antes, como eu disse, enquanto ele estava acordado, estava mamando e agora já fica acordado quietinho, no colo das pessoas ou na cadeirinha olhando para os lados e colocando a mão na boca (o que, às vezes, pode ser um sinal de fome). Adora ficar deitadinho no peito do papai.

  • Já acompanha movimentos com os olhos, se colocado em frente à televisão fica parado olhando encantado.
  • Saiu do hospital com 2,100kg e 43cm e na última consulta (um dia antes de fazer um mês) estava com 2,995kg e 48cm. Tenho certeza que agora está com bem mais, considerando que na última semana parece ter crescido e desenvolvido na velocidade da luz.
  • Está mais firme e durinho. Hoje me surpreendeu ao se apoiar nos cotovelos, de bruços no colo do papai, e levantar a cabeça como um rapazinho. Fiquei tão impressionada que chorei de emoção (coisa de mãe boba, eu sei) e esqueci de pegar a câmera pra bater uma foto.
  • Recebe beijos apaixonados da mamãe o tempo todo e mostra satisfação, deixando escapar uns sorrisinhos de vez em quando. <3

Um comentário:

  1. olá,aqui é a mãe do Eydan!!!!!!!!!! Fiquei super feliz em saber que o Rafael está ótimo, o Eydan tbm está muito fofo e esfomiado,dia 01-03 ele pesou 3,150kg e 56cm,ele tbm toma o nan,só que mais vezes,que Deus continue abençoando tds vcs,bjs
    luciana

    ResponderExcluir